sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Drucker e a Estratégia - Século XXI

Por que Estratégia?
Toda organização opera sobre uma teoria do negócio, isto é, um conjunto de hipóteses a respeito de qual é seu negócio, quais os seus objetivos, como ela define resultados, quem são seus clientes e a que eles dão valor e pelo que pagam.

A estratégia converte essa teoria em desempenho. Sua finalidade é capacitar a organização a atingir os resultados desejados em um ambiente imprevisível, pois a estratégia lhe permite ser intencionalmente oportunista.

A estratégia também é o teste da teoria do negócio. A sua incapacidade para produzir os resultados esperados é, normalmente, a primeira indicação séria de que a teoria do negócio precisa ser redefinida. Sucessos inesperados também constumam ser as primeiras indicações de que essa teoria precisa ser repensada. De fato, o que é uma "oportunidade" somente pode ser decidido se houver uma estratégia; caso contrário, hão há como saber o que aproxima a organização dos resultados desejados e o que é desvio e desperdício de recursos.

Mas em que pode se fundamentar a estratégia em um período de rápidas mudanças e total incerteza como este que o mundo enfrenta na virada do século XXI. Existem hipóteses sobre as quais se baseiam as estratégias de uma organização e, em especial, de uma empresa? Há alguma certeza?

Na verdade, são cindo os fenômenos que podem ser considerados certezas. Entretando, são diferentes de qualquer coisa levada em conta pelas presentes estratégias; acima de tudo, não são essencialmente econôBoneco: Drucker em movimentomicas, mas sim sociais e políticas. São eles:

Taxa de natalidade em queda no mundo desenvolvido.
Mucanças na distribuição de renda disponível.
Definição de desempenho.
Competitividade global.
Crescente incongruência entre globalização econômica e estilhaçamento político.


Fonte: Desafios Gerenciais para o Século XXI

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