sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nietzche, Sileno e o Nascimento da Tragédia


Sileno (em grego antigo: Σειληνός, transl. Seilēnós; em latimSilenus) era, na mitologia grega (e posteriormente namitologia romana), um dos seguidores de Dioniso, seu professor e companheiro fiel. Notório consumidor de vinho, era representado como estando quase sempre bêbado e tendo de ser amparado por sátiros ou carregado por um burro. Sileno era descrito como o mais velho, o mais sábio e o mais beberrão dos seguidores de Dioniso, e era descrito como tutor do jovem deus nos hinos órficos.
Quando estava sob o efeito do álcool, Sileno adquiria conhecimentos especiais e o poder da profecia. O rei frígio Midasestava ansioso para aprender com ele, e o aprisionou, laçando-o numa fonte onde Sileno costumava beber.

Segundo o filólogo e filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 - 1900):
"Reza a antiga lenda que o rei Midas perseguiu-o na floresta, durante longo tempo, sem conseguir apanhá-lo. Quando, por fim, ele veio a cair em suas mãos, perguntou-lhe qual dentre as coisas era a melhor e a mais preferível para o homem. Obstinado e imóvel, calava-se; até que, forçado pelo rei, prorrompeu finalmente, por entre um riso amarelo, nestas palavras: - Estirpe miserável e efêmera, filhos do acaso e do tormento! Por que me obrigas a dizer-te o que seria para ti mais salutar não ouvir? O melhor de tudo é para ti inteiramente inatingível: não ter nascido, não ser, nada ser. Depois disso, porém, o melhor para ti é logo morrer" (Nietzsche, O nascimento da tragédia).

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sileno

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Inteligência, Imaginação, Conhecimento e Eficácia - P. Drucker


Ser eficaz é a função  do gestor. Os termos EFETIVO e EXECUTIVO são quase sinônimos. O que se espera é que o gestor FAÇA AS COISAS CERTAS ACONTECEREM. Em outras palavras, espera-se que ele seja eficaz.
É notória, porém, a ausência de homens de grande eficácia nos cargos de gerência. Grande inteligência é muito comum entre os gestores. A imaginação está longe de ser rara. O nível de conhecimento tende a ser alto. Mas parece que há pouca correlação entre a eficácia de uma pessoa e a sua inteligência, sua imaginação e seu conhecimento. Homens brilhantes são, muitas vezes, notavelmente ineficazes; não conseguem entender que ter um insight inspirador não é por si só garantia de alcance de resultado. Não aprenderam que o ..... só se torna efetivo com trabalho duro e sistemático. Inversamente, em todas organizações existem pessoas metódicas que trabalham muito e alcançam resultados. Enquanto alguns se movimentam com o frenesi e a agitação, que muitas vezes podem ser confundidos com criatividade, os metódicos, passo a passo, atingem os resultados, como a fábula do coelho e da tartaruga.
Inteligência, imaginação e conhecimento são recursos essenciais, mas somente a eficácia pode convertê-los em resultados. Por si, esses atributos apenas estabelecem um limite para o que se pode atingir.

Fonte: O Gestor Eficaz P. Drucker