sábado, 16 de outubro de 2010

A Diminuição e o I Ching

A diminuição não significa necessariamente algo mau. Aumento e diminuição vêm em seu tempo próprio. É necessário então adaptar-se às condições do momento, e não pretender encobrir a pobreza com uma aparência vazia. Quando uma época de escassos vem despertar uma verdade interna, não há motivo algum para que o homem se envergonhe pela simplicidade. Pois é justamente a simplicidade que então pode prover a força necessária a novos empreendimentos. Não é motivo para preocupação caso a beleza exterior de uma civilização, ou mesmo a elaboração das formalidades religiosas, tenham que sofrer em virtude da simplicidade. A força do conteúdo compensará a limitação da aparência. Deve-se recorrer à força interior para suprir a carência externa. Assim o poder do conteúdo compensará a simplicidade da forma. Diante de Deus não há sentido para uma aparência falsa. Os sentimentos do coração podem manifestar-se até mesmo com escassos recursos.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Los Subversivos - La nueva banda de América Latina

Subversivo: adj. que subverte; que tende a subverter; revolucionário.
Subverter (ê) - v. tr. 1. voltar de baixo para cima; revolver; 2. arruinar; destruir; 3. Submergir; 4. Perverter; 5. Revolucionar; v. pron. 6. Afundar-se.

domingo, 10 de outubro de 2010

As Filosofias Orientais e a Permanência

As filosofias hindu e budista sustentam que a permanência e a segurança são ilusões. Essas ilusões provocam atração na mente gananciosa; a atração fomenta desejos; desejos dão margem a ligações; e ligações a sofrimento.

Preferimos o demônio que conhecemos ao que não conhecemos. É um conforto que nos envenena lentamente, mas ficamos tão habituados a ele que nem mesmo sentimos o gosto da peçonha.

"Essas relações externas que provocam frio e calor, dor e felicidade, vêm e vão; não são permanentes. Suporte-as com bravura...." Bhagavad Gita

"Aqueles que temem quando não há motivo para medo, e não sentem medo quando deveriam, essas pessoas, adotando visões errônes, começam um caminho lamentável." Buda


Fonte: Mais Platão, Menos Prozac

sábado, 9 de outubro de 2010

Kiyosaki, a Teoria da Administração e as Relações Trabalhistas

Há uma terrível teoria da administração que diz: "Os empregados trabalham apenas o suficiente para não serem demitidos e os empregadores pagam apenas o suficiente para os trabalhadores não irem embora". Se você observa a escala salarial da maioria das empresas, diria que há uma certa verdade na afirmação.


[BE037373.jpg]

Fonte: Pai Rico Pai Pobre

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bushido - O Livro dos Samurais

BUSHIDO - O CAMINHO DO GUERREIRO

HONESTIDADE E JUSTIÇA - GI

Ser extremamenmte honesto em todas os contados com todas as pessoas. Acretitar na justiça, não naquela vinda de outras pessoas, mas de você mesmo. Para o verdadeiro samurai, não existem meios tons nas questões envolvendo honetidade e justiça. Só existe o certo e o errado.


CORTESIA E POLIDEZ - REI

Os samurais não têm razão para serem cruéis. Eles não precisam provar sua força. Um samurai é cortez até mesmo com seus inimigos. Sem essa manifestação eterna de respeito, não somos mais do que animais. Um samurai é respeitado não só por sua força na batalha, mas também pelo modo como lida com os outros homens. A verdadeira força interior do samurai fica evidente nas horas difíceis.


CORAGEM HERÓICA - YU

Estar acima das massas de homens que têm medo de agir. Esconder-se como uma tartaruga em sua concha não é viver de maneira alguma. Um samurai deve possuir coragem heróica. Esta é incondicionalmente arriscada. É perigosa. É viver a vida, totalmente completamente, maravilhosamente. A coragem heróica não cega. Ela é inteligente e forte.


HONRA - MEIYO

Um verdadeiro samurai só ouve a um juiz de sua honra, e este é ele mesmo. As decisões que toma e o modo como as executa são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode esconder-se de si mesmo.


COMPAIXÃO - JIN

Por meio de um treinamento intenso, o samurai se torna forte e rápido. Ele não é como os outros homens. Ele desenvolve um poder que deve ser usado para o bem de todos. Ele tem compaixão. Ele ajuda os outros homens em cada oportunidade. Caso uma oportunidade não surja, ele faz todo o esforço possível para encontrar uma.


SINCERIDADE COMPLETA - MAKOTO

Quando um samurai diz que desempenhará uma ação, pode considerar tal ação executada. Nada o irá impedir de terminar aquilo que disse que irá fazer. Ele não tem de "dar sua palavra". Ele não tem de "prometer". Falar e fazer são a mesma coisa.


DEVER E LEALDADE - CHU

Para o samurai, ter feito alguma "coisa" ou dito alguma "coisa", significa que tal "coisa" faz parte dele. Ele é responsável por ela e por suas conseqüências. Um samurai é imensamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Para aqueles por quem é responsável, ele permanece ardentemente fiel.